sábado, 31 de janeiro de 2009

Vocês deviam eram ter vergonha, pá!


Há blogues que nos fazem sentir um bocadinho mal, por termos o descaramento de ter um também!

É que uma pessoa anda por aqui a laurear a pevide e defronta-se com blogues de altíssima qualidade literária e abundante conhecimento geral e cultural, extraordinária capacidade criativa e bastante humor, enfim artistas! E uma gaja não se sente bem!

Mas que impertinentes! Escrevam livros, participem em debates televisivos, tenham programas de rádio, escrevam para o Sol e para outros que tais, mas deixem os blogues para a malta que não tem mais onde se expressar!

Isto é grátis, à borla, não custa népia, nestum, nicles, batatóides...qualquer um pode vir aqui e ler e ainda por cima opinar!
E quase que aposto que alguns terão a desfaçatez de achar precisamente o oposto, ou seja eu que não tenho nada para dizer é que devia estar caladinha...não senhora! Isso é que era bom!

Ah! Já agora queria aproveitar para mandar um beijinho ao meu marido, à minha mãe, à minha mana do coração e já agora ao gato que não é meu mas que alimento quando ele me dá o privilégio de aparecer no meu quintal.
Vocês deviam era ter vergonha, pá! Vão mas é trabalhar!!!

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

ANA CAROLINA



Dedico estas linhas à Ana Carolina

Por motivos evidentes para quem nos conhece e talvez não houvesse necessidade…dirão algumas :-) Fico com a sensação que tenho que fazer algo para me resgatar como amiga e talvez mostrar-te o quanto gosto de ti…aqui vai.

Sento-me, ligo-me, começo a escrever e de repente descubro que não sei tanto de ti quanto estava convencida...e depois claro, surge-me uma curiosa questão: porque é que eu gosto tanto de ti?

Depressa percebo que tem a ver com algo chamado empatia, e que gostei de ti assim que te conheci. Talvez seja por este nosso lado desnorteado se encontrar em sintonia…sim, porque até no caos existe uma certa ordem!

Deves ser a miúda mais… (estas reticências significam que estou a tentar encontrar a palavra certa) - “espirituosa” que conheço! O teu modo tão singular e hilariante de ser!
Ah! Como tu me fazes rir com essa ingenuidade tão genuína! Bem sei, que não é difícil que me vejam a sorrir, mas tu animas-me a alma… pessoas como tu alegram e tornam a vida dos outros mais divertida! E é tão raro e bom conhecer alguém que nos faz crescer mais um pouco ao acrescentar algo ao nosso lado humano .
Espero que a tua existência seja marcada por criaturas tão boas quanto tu e quando tropeçares em alguém com maus intuitos não te deixes enganar…pois esse teu coração é tão imenso quanto frágil, e tão facilmente se deixa magoar.

Sabes aquelas pessoas que às vezes nos abalroam com tamanha espontaneidade? … És tu.
A naturalidade com que és alienada faz de ti uma louca salutar – pois é, minha Ana Carolina, quanto mais escrevo mais compreendo porque é que gosto tanto de ti!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

No meu tempo não era assim



Pois é…e agora? Tou feita ao bife. Ou ao queijo? Ou fui apanhada na ratoeira?


Tenho que vos dizer qualquer coisa, né? Uma gaja não pode voltar e depois não dizer nada, pelo menos nos primeiros 3 – 15 dias.
Posso sempre dizer que estou a passar por um daqueles momentos, que qualquer escritor que se preze passa, tipo “uma branca”, bem sei que eles têm um nome mais sofisticado para quando não sabem o que escrever, mas como eu estou com uma branca também não me lembro da tal designação.

Estava a brincar (que parva!)...as palavras pululam na minha imaginação, quais doidas ansiosas por saltarem para o teclado e depois para este não muito mais virtual mundo do que o meu prezado cérebro (e se não tivesse tomado tanta porcaria quando era nova, quase que aposto que estaria prestes a ganhar aí um prémio qualquer !)


Para começar estou completamente out…destas modernices, estas facilidades .

Ontem fui ao Gatilho, só para dizer que estou cá e qual ingénua passeante, deixei-lhe um comentário, acontece que por inadvertência minha e por alguma curiosidade (confesso) accionei um estranho mecanismo que me envia um mail cada vez que alguém deixa um comentário no post da K! Mas que raio! Vocês acham isto normal?
Ora se uma gaja acha interessante uma qualquer conversa paralela que entretanto se estabeleceu no espaço de comentários de algum post, vai lá de vez em quando dar uma espreitadela, porra!
Para além disso com os problemas de obesidade que há hoje em dia, deviam parar com estes facilitismos, isto é um incentivo ao sedentarismo, bolas! Já não vamos aos blogs? Vemos “comodamente” na nossa caixa de correio o que é que se está a passar no blog da vizinha? E ainda por cima podemos meter o bedelho sem sair do nosso Gmail!
Isto no meu tempo não era assim!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Resoluções

Hoje é dia de resoluções…
É dia de vos dizer, meus ínfimos e valiosíssimos leitores que voltei à blogosfera.
Bem sei, que não é nada que altere a vossa rotina, mas tenho que confessar que a mim é algo que me atormenta, é um compromisso que assumo comigo e, no meu subconsciente (ou mesmo consciente, vá!), também convosco.
E se eu não conseguir? Vou ter-vos como “apontadores” (?! Que raio de designação que vos fui dar…isto a língua portuguesa tem muito que se lhe diga ;-). Apontadores, sim! Os que apontam o dedo e dizem “bem disse que não ias conseguir”…
E depois? Será que se eu falhar terei uma 3ª oportunidade? Estou um bocado paranóica, bem sei.
Não é bem como se fosse o vosso 1º ministro a dizer que vos vai baixar os impostos, e depois “Ah e tal…afinal não tive tempo”, mas pronto, o que é que vocês querem! É como quando se volta a fumar às escondidas…os outros querem lá bem saber dos teus pulmões! Não querem!
Mas tu tens vergonha de não ter conseguido! (Já é a segunda vez em 4 posts que faço um analogia com o voltar a fumar, mas o que hei-de fazer…foram muitos anos a “rodar frangos da Feira Popular”).

Até pensei voltar como anónima, assim nada esperavam de mim, mas por outro lado não teria o vosso tão precioso afecto, que a Nani (o link é para quem já não se lembrava de mim não ter que o confessar..hehe) se esforçou por merecer.

…pronto já disse!
P.S. Vá lá Mãe, confessa que este era o teu último desígnio quando me regalaste com o portátil!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

PRÓQUÊ?

Porque é que eu “tenho” que estar aqui sentada a ver uma cambada de seres de condição máscula, a amargarem no Mar de Bering com temperaturas negativas num mar que foi feito para ninguém lá ir: “Os pescadores do Alasca”!!!
Próquê?
É simples: porque o meu queridíssimo companheiro, como qualquer ser viril e exemplar da espécie latina que se preze, gosta de ver e de aprovar tudo o que demonstre força, coragem e uma certa demonstração de irracionalidade.
Sim, eu percebo que é essa adrenalina animalesca que os move, ou seja extinguir aquilo que os distingue dos animais devolve-lhes um poder perdido algures na evolução da espécie.
Vá…é preciso dar-lhes um desconto!

domingo, 18 de janeiro de 2009

Ando sempre a tropeçar em coisas que acho que vale a pena não nos esquecer-mos:

When I was a kid I used to pray every night for a new bicycle.Then I realised God doesn’t work that way, so I stole one and prayed for forgiveness.

- Emo Philips

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Mil e tantas desculpas para escrever, e apenas duas para não o fazer...tempo e prioridades.
Sim, sim, não me venham com lérias, é preciso ter tempo, mas acima de tudo a última questão é: o que é que tu fazes com esse tempo?
Fazes as 236 tarefas em casa ou fazes só uma e deixas as 235 que restam para depois , fazes uma paparoca decente ou dás Cerelac à malta para jantar?
E depois há a preguiça, porque escrever me exige muitos parágrafos e páginas, e dias e dias, até que a coisa começa a sair naturalmente mais ou menos bem.
É como voltar a fumar, os primeiros cigarros não te satisfazem, mas insistes até que inevitavelmente há um dia em que acendes um cigarro e sabe-te tão bem que volta a fazer sentido e percebes porque é que é tão bom. E depois fumas o que te sabe bem e o que não te sabe, e escreves o que vale a pena e o que não interessa a ninguém...
Como não tenciono voltar a fumar, pensei talvez voltar a escrever.
Porque serve para exorcizar os meus fantasminhas… E principalmente, é muito importante para me ajudar a relativizar, relativizar tudo o que pode fazer a diferença entre chegar ao fim do dia com os cabelos em pé ou feliz por ter vivido mais um dia.
Porque quando nos lemos, mais facilmente percebemos quando estamos a fazer uma tempestade num copo de água, quando estamos a ser umas verdadeiras cabras.
Mas isto de voltar a escrever não é fácil, já lá vão dois anos desde que "postei" pela última vez, e tinha outra disponibilidade e já ía embalada. Sim, que isto dos posts tem uma técnica, principalmente quando não és especialista em coisa nenhuma, não há um tema especifico que faça desenrolar a conversa…ainda há-de haver uma cadeira nas faculdades “Técnica de postar quando não se tem nada para dizer”, se calhar pensando já há qualquer coisa parecida como “escrita criativa” deve ser algo por aí.
Bem, mas que se lixe. Agora já está...não há nada a fazer.