quinta-feira, 30 de abril de 2009

A fita da Joaninha



A Joaninha cor-de-rosa (esta é a sua cor por dentro e por fora ;-) pediu-me para lhe escrever a fita, sim aquela da queima, da faculdade - pois as minhas meninas são todas (ou em média) 10 anos mais novas do que eu – o que é fisicamente desgastante, pois a fasquia é alta, bem sei que não há milagres, mas a gente tenta que a diferença seja óbvia mas não chocante!

Eu acho as fitas uma seca!
Para começar as medidas: 6 x 50 cm, tendo em conta que ainda temos que deixar pelo menos 2,5 mm para cada lado e que em baixo tens a macacada do costume (símbolo + máxima em latim) perdes mais 7 cm, restam-te assim 5,5 x 43 cm de tecido para escreveres.
Depois é o que se espera de uma dedicatória, numa altura considerada tão importante na vida de uma jovem moçoila.

Esperas palavras que digam que és uma miúda admirável, e que te profetize sucessos imensos…ok pronto, já disse.

Agora vou dizer-te aquilo que realmente eu espero, bem das funduras do meu coração (que sitio é esse?) …o que quero dizer é que é sentido, e que não vou apenas rabiscar vou escrever, não vou dizer nada que não sinta ou realmente acredite – e vou tentar ser breve (ups!).

O que eu te desejo é que quando daqui a 10 anos te lembrares de ir à gaveta buscar as tuas fitas e recordares, o teu espírito se alegre por aquilo que eras e sintas vaidade naquilo em que te tornaste.
Espero que sintas ter aproveitado tudo o que houve para gozar e que se tiveres que te arrepender que seja por algo que fizeste e nunca pelo que deixaste de fazer.

Que tenhas ao teu lado alguém à tua altura (pode ser um bocadinho mais alto, vá!), alguém que te faça sorrir nos teus piores momentos, em quem te refugies quando sentires medo, que se alegre com as tuas conquistas, com quem possas e queiras partilhar os admiráveis prazeres que a vida nos oferece.

Que tenhas o discernimento necessário para aceitares que às vezes aquilo que planeamos não é o melhor para nós, e que não faz mal mudarmos de ideias e escolhermos outro caminho, na grande maioria das vezes a via mais curta para a felicidade é ires para onde o teu coração te levar.

Quanto a essa tua ânsia de seres melhor e o empenho com que te dedicas a esse propósito nunca o percas, mas mistura-lhe um pingo de moderação. A perfeição e a felicidade são dois conceitos maravilhosos, mas são apenas gestos, palavras, sentimentos que têm a grandeza de ocorrer em momentos em que parecem encaixar com requinte – não existem como estado permanente, e se conseguires aceitar essa realidade com sobriedade irás gozar esses instantes na sua totalidade!

E os dias, os anos, vão passar e vais percebendo que ainda há tanto para conhecer, para aceitar, para mudar e que o que hoje é uma certeza, amanhã perde todo o sentido…é um constante devir e é bom.

O que eu quero é que hoje ao leres estas palavras, não lhes dês demasiada importância porque na realidade é o tempo que lhes vai dar o seu valor, como a muita coisa na tua vida.

Beijos muitos Joaninha cor-de-rosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário