segunda-feira, 6 de abril de 2009

Descansa…descansa, não! Escreve, escreve!

Foi o que ela me disse, esta brasileira que está na minha vida.

RAFA…minha brasileira preferida, gosto muito de ti!



Esclareço os leitores mais incautos que ao longo desta escrita irão encontrar várias mini-declarações-de-amor, porque não sei dizer a amizade sem ser com palavras de bem-querer, porque a amizade, aquela que existe só porque sim, é fixe! Sem complexos ou pretensões de ser o que não é.

Poderia aqui escrever mil e uma coisas, pegando nessa moça de Ipanema (talvez não seja, mas gosto do termo), falar da façanha de cruzar só e desgarrada um oceano, e deixar tudo o que se deixa, e abraçar a vida confiando, falar da família da qual se ausentou e daquela que criou, imaginar o que será trocar o seu pedaço pelo dos outros, e inevitavelmente cruzar-se com seres com uma mente bem pequenina e que com certeza já a fizeram sentir que não pertence – poderia sim, mas estaria a falar de cor, pois essa é uma realidade bem longe da minha.

Poderia elogiar a forma como se dedica ao trabalho que faz a meu lado, deitando por terra todos esses preconceitos que nem vale a pena mencionar por serem tão incessantemente explorados – poderia com certeza, mas estaria a falar de uma verdade vacilante, pois bem sabemos que as motivações que nos guiam percorrem caminhos demasiado incertos com curvas de oportunidades e ressaltos de necessidades – e se o seu profissionalismo à partida faz parte da sua maneira de ser, gostar de trabalhar comigo é algo que pode ser alterado com alguma facilidade.

Teria mil assuntos a descortinar, mas não. Falo apenas da pessoa que é para mim, da amiga.
Vale por aquilo que me é, não quem foi, não quem será, ou que é para os outros.
Chegou tímida, não como se espera de alguém vindo desse país irmão conhecido pela sua gente dada, não…chegou recatada como quem não quer atrapalhar nem ocupar espaço e foi cabendo, foi cabendo e agora está lá toda ela - no meu dia-a-dia, no meu coração.

Os mais incrédulos dizem, já não tens idade para acreditar assim, cuidado não conheces as pessoas e dás, dás como se não houvesse amanhã. Mas se não for assim como é que se é amigo? Sempre à espera, sempre à espreita…viver só por metade? Não gozar a grandeza das coisas boas? Como ela diria: “Dane-se!”
Não é uma amizade de longa data, mas é porreira, descontraída, desprendida.
Sim, claro que é minha amiga! Porque eu sei que sou sua e não vou ficar à espera 20 anos para ter a certeza que não me vou desapontar…não sei não ser completamente.

E ela sabe que pode contar comigo para o que der e vier, e perdoem-me a presunção mas uma amiga (neste caso eu mesminha ;-) ganha outro valor quando estamos tão longe…não sei, digo eu.

Clandestinos intuitos cruzaram os nossos caminhos – agradeço. Só porque, como eu dizia à pouco, é uma amizade só porque sim, é fixe!
Sacudo bem o que há nela e salta à vista: uma miúda dedicada, meio excessiva, misturada, nariz empinado quanto baste mas sem ser desmesurado.
Falamos da vida, dos homens, das mulheres, dos preconceitos, falamos do passado, do que fizemos e do que deixámos de fazer, dizemos da vida, dizemos de nós, dizemos dos outros - falamos sem medo de ferir susceptibilidades.
E se não queremos, não falamos, e não perguntamos – é uma amizade fácil esta que eu tenho com a brasileira que está na minha vida

3 comentários:

  1. EU ADORO TD QUE VC ESCREVE, ESPERO ANSIOSA POR CADA POST, MAS ESSE EM ESPECIAL ME DEIXOU MUITO EMOCIONADA. SÓ POSSO TE ACREDECER POR SER QUEM É, POIS COMO VC MESMO DIZ, PASSO MAIS TEMPO COM VC DO QUE COM O MEU MARIDO. OBRIGADA POR DEIXAR OS MEUS DIAS TÃO COLORIDOS.
    TE ADORO PATROA + AMIGA

    ResponderEliminar
  2. Pois é... já tenho saudades de sentir uma amizade assim! Não que não tenha para dar, não tenho é a quem!
    É assim mesmo, filhota, seja aquilo que se for, que se seja por inteiro!

    ResponderEliminar
  3. enquanto tiveres demasiado para dar, não te preocupes....eu vou recebendo o que é para mim e o que não é...sou muito grande, tenho espaço para isso tudo, se quiseres depois devolvo-te, quando encontrares por aí uma amiga que esteja a precisar

    ResponderEliminar