terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Eu me rebelo

Eu, fumadora inveterada, me rebelo contra o Estado e contra a Tabaqueira! E contra a nossa letargia!

Pois é: depois de centenas, quiçá (quiçá não, seguramente) milhares de euros a lutar contra o tabaco (de acupunctura a hipnotizadores, passando por todos os outros entremeios) cá estou eu pronta para amanhã ir gastar mais algumas dezenas - que depois se vão tornar em centenas - de euros a comprar Champix. Escolhi a demência em vez do cancro e AVCs etecetra e tal!

E o Estado não ajuda em nada! E a Tabaqueira põe aqueles anunciozitos nos maços de tabaco e pronto: e o resto? E as coisas que põe nos cigarros para viciar os incautos: disso não fala?!

Pois dizem que o Estado já gasta muito em problemas de saúde dos fumadores: mas por acaso há algum estudo concreto que prove que o dinheiro gasto em problemas respiratórios (e não só) é gasto SÓ com fumadores? Eu não sei, mas duvido!

Pois acho que chega de hipocrisia! Se proíbem a erva, porque é que não proíbem o tabaco, que causa doenças muito mais graves? É porque não há nenhuma "Erveira" a contribuir e a fazer lobby? É porque não arrecadam impostos da venda da erva? A erva pode fazer o quê? Alguns lapsos de memória, pergunto eu, na minha santa ignorância? Então e o tabaco? Cancro (do pulmão, da faringe, da língua, do estômago...), AVCs, arteroesclesore, Dpoc, falta de ar... já para não falar dos problemas causados aos que nos rodeiam?

Então porque é que o Estado, de quem os fumadores são ENORMES contribuintes, não ajuda os fumadores? Pois que temos aquelas consultas... (com meses de espera), mas que quisermos os remédios... pagamos! Tudo, pois então! É porque não andamos a gamar para satisfazer o vício? Se calhar é mesmo por isso que não proíbem o tabaco... para não termos de ir gamar... e depois tinham de nos tratar... em vez de receberem o nosso dinheirito! SANTA HIPOCRISIA!

Então e o nosso Primeiro, o Engº. José Sócrates, fumador confesso como eu, não acha que é altura de moralizar tudo isto?

Não é que eu seja defensora de proibições. Não sou. Mas a verdade é que dezenas de anos de "contra-informação" noutras tantas gerações têm efeitos profundíssimos! Provavelmente muito mais profundos do que eu consigo imaginar!

E já que não há ninguém (vítimas, procuradores, advogados, juízes) com coragem para cobrar ao Estado/Tabaqueira o mal que tem sido feito (não estamos na América!), haja alguém que tenha o dinheiro/vontade suficiente para interpor uma acção contra os mesmos para, pelo menos, pagarem os tratamentos de ajuda a quem quer deixar de fumar, assim como ajudam os outros viciados (nem sequer contribuintes) em tantas outras coisas!

1 comentário: